23.ª Conferência da ONU sobre o clima

23.ª Conferência da ONU sobre o clima

Está a decorrer na cidade de Bona, na Alemanha, entre 6 e 17 de novembro 2017, a 23.ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP 23), sob a Presidência das Fiji.

Esta COP será instrumental na realização de progressos no programa de trabalho 2016-2018, que visa desenvolver e definir as regras para a implementação do Acordo de Paris. Os resultados deste programa de trabalho, também conhecido por livro de regras, deverá ser adotado na COP 24, em 2018, na Polónia.

Da COP 23 deverá, também, emergir uma decisão relativamente ao modelo do diálogo Facilitador  2018, mandatado pelo Acordo de Paris, e que começa a ser conhecido por Diálogo Talanoa. Talanoa é uma tradição das ilhas do pacífico, profundamente enraizada nas Fiji, e que representa um diálogo inclusivo, participativo, assente na partilha de narrativas e criação de pontes.

Portugal participa na COP 23 com uma delegação ministerial liderada pelo Sr. Ministro do Ambiente, técnicos e representantes da sociedade civil, abrangendo as áreas do ambiente, desenvolvimento, empreendedorismo, transportes, energia, resíduos e saúde, entre outros. A delegação Portuguesa integra também deputados da Assembleia da República de cada um dos partidos com assento parlamentar.

Poderá acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos através do portal das Nações Unidas, aqui.