ENEA2020 - novos avisos do Fundo Ambiental

ENEA2020 - novos avisos do Fundo Ambiental

Foram publicados a 19 de março de 2019 no Diário da República, 3 avisos do Fundo Ambiental para financiamento de projetos de educação ambiental, no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA2020).

Estes avisos, Educarte: Educar para o Território, Re -Educa: Educar para uma economia circular e EduMove-te: Educar para a mobilidade sustentável, totalizam um investimento de 1 milhão e meio de euros (€500.000 cada), apoiando projetos até um máximo de 50 mil euros de cofinanciamento e destinam-se a projetos localizados em todo o território nacional.

As candidaturas devem ser submetidas através do site do Fundo Ambiental onde figuram os respetivos avisos com a documentação aplicável e ligação para o formulário da candidatura.

A Estratégia Nacional de Educação Ambiental pretende estabelecer um compromisso colaborativo, estratégico e de coesão na construção da literacia ambiental em Portugal, através de uma cidadania inclusiva e visionária que conduza a uma mudança de paradigma civilizacional, traduzido em modelos de conduta sustentáveis em todas as dimensões da atividade humana. Foi aprovada, a 8 de junho, pela resolução do Conselho de Ministros n.º 100/2017, para o período 2017-2020 (ENEA 2020).


É nossa convicção que a ENEA 2020 será um instrumento essencial na promoção da política de Ambiente e de Educação e demais políticas nacionais. Constituirá, ainda, uma oportunidade para valorizar o reconhecido trabalho já desenvolvido por diversas entidades em EA, agregando novos atores e fomentando parcerias. Quando se discute o Planeta já não estamos a discutir apenas o das futuras gerações, mas sim o nosso próprio, como geração que já sabe, e sente, as consequências de um tempo de mudança climática e depleção de recursos. (…)


Prefácio ENEA 2020

Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação

João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética