GNR/SEPNA

Políticas > Promoção e Cidadania Ambiental > Formação e sensibilização > GNR/SEPNA

GNRA organização, coordenação e o acompanhamento dos cursos de formação de militares do Serviço de Protecção da Natureza (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR) são assegurados pela APA e contam com a colaboração de organismos dos Ministérios do Ambiente, da Agricultura e da Administração Interna, no âmbito da assinatura e da vigência do Protocolo de Colaboração, assinado em 4 de Dezembro de 2009, entre a APA e a GNR, e homologado, na mesma data, pelo Secretário de Estado do Ambiente.

 A estrutura curricular foi concebida e está adaptada ao perfil dos formandos, Oficiais, Sargentos ou Guardas do SEPNA, dotando-os dos conhecimentos necessários para um desempenho eficaz no domínio da prevenção e da fiscalização relacionadas com o cumprimento das políticas e das normas de ambiente no território nacional.

 

CURSO DE GUARDAS

Os Cursos para Guardas do SEPNA são mais um dos tipos de ações de formação dos militares do SEPNA que se enquadram no âmbito do Protocolo assinado entre a APA e a Guarda Nacional Republicana (GNR) em 4 de Dezembro de 2009, homologado pelo Secretário de Estado do Ambiente.

Os formandos são selecionados pelo SEPNA, tendo os diversos módulos de formação sido assegurados por formadores que têm colaborado com a APA neste domínio, quer do Ministério do Ambiente, quer de outros Ministérios e entidades.

 

CURSO DE OFICIAIS

Periodicamente são ministrados cursos enquadrados nas ações de formação de militares do SEPNA ao abrigo do Protocolo assinado entre a APA e a GNR.

Os formandos são oriundos dos comandos territoriais da GNR.

A seleção dos formadores conta com a colaboração de organismos da Administração Pública que têm colaborado com a APA neste processo.

 

CURSO DE SARGENTOS

Os cursos de Proteção da Natureza e do Ambiente destinado a Sargentos do Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR) decorrem periodicamente com o apoio da APA.

Com sessões teóricas e práticas, para lecionar os módulos do Curso são habitualmente convidados técnicos da APA e de outros organismos públicos, quer do Ministério do Ambiente (Conselho Nacional para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Inspeção-Geral do Ambiente, Gabinete de Planeamento e Políticas, ...), quer de outros Ministérios (Direcção-Geral de Veterinária, Instituto de Socorros a Náufragos, ...).