Adaptação

Políticas > Alterações Climáticas > Resposta Internacional e Europeia > Adaptação

O LIVRO BRANCO SOBRE ADAPTAÇÃO

 

A abordagem estruturada a nível europeu à questão da adaptação às alterações Climáticas iniciou-se em 2007 com uma consulta lançada pela Comissão Europeia do Livro Verde: "Adaptação às alterações Climáticas na Europa".

Desse processo resultou a publicação, em Abril de 2009, do Livro Branco "Adaptação às Alterações Climáticas - para um quadro de acção europeu" (COM2009 147 final).

Esta publicação estabelece um quadro para redução de vulnerabilidade da União Europeia ao impacte das alterações climáticas e pretende ser complementar da Acão dos Estados-Membro neste domínio e estabelece uma abordagem faseada. Numa primeira fase (2009-2012) pretende-se estabelecer as bases para a preparação de uma estratégia de adaptação global da União Europeia a executar na fase 2 (com início em 2013).

A fase 1 incidirá em quatro pilares de Ação:

Constituição de uma base de conhecimentos sólida sobre o impacto e as consequências das alterações climáticas para a UE,;

Integração da adaptação nos principais domínios políticos da UE;

Recurso a uma combinação de instrumentos políticos (instrumentos baseados no mercado, orientações, parcerias público-privadas) para garantir a eficácia da adaptação e;

Reforço da cooperação internacional em matéria de adaptação. As autoridades da UE, nacionais, regionais e locais devem cooperar estreitamente para garantir o êxito da fase 1.