Semana Europeia da Prevenção de Resíduos - SEPR

Políticas > Resíduos > Prevenção de Resíduos > Semana Europeia da Prevenção de Resíduos - SEPR

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR)

 

A Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos (SEPR) foi lançada como um projeto de 3 anos, apoiado pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia que decorreu até julho de 2012, tendo sido considerada a sua continuação após esta data importante. O principal objetivo da SEPR  é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, com diversas iniciativas, como animações, workshops, e outras atividades sobre esta temática.

Estas ações visam ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão. São dirigidas a diferentes proponentes do projeto, agrupados em 5 categorias, que deverão adaptar devidamente as propostas ao público-alvo e ao contexto de cada país e/ou região, nomeadamente:

 

  • Administrações/autoridades públicas;
  • Associações/ONG/redes europeias;
  • Empresas/indústria;
  • Comunidade escolar: escolas, centros recreativos;
  • Cidadão individual;
  • Outros.

  

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2015 (SEPR 2015)

 

Em 2015, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR) terá lugar entre os dias 21 e 29 de novembro. Já na 7ª edição, a SEPR tem vindo cada ano a reunir mais adeptos em torno das questões da prevenção de resíduos. Enquanto Autoridade Nacional de Resíduos (ANR), a APA assegura desde 2009 a organização nacional da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), tendo como principal objetivo sensibilizar para a importância da prevenção como um fator determinante na aplicação da hierarquia de gestão de resíduos. A edição de 2014 teve lugar de 22 a 30 de novembro de com a realização de 888 ações a nível nacional e um total de 11 994 ações na Europa. A SEPR tem revelado assim uma iniciativa de grande importância no desenvolvimento da consciencialização sobre a estratégia de prevenção de resíduos e na promoção de boas práticas de prevenção.

Os projetos dedicados à prevenção e redução de resíduos urbanos, nomeadamente a SEPR poderão obter mais valias se assegurados à escala regional, concretamente ao nível de atuação dos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), que por mais proximamente conviverem com as distintas realidades regionais, melhor avaliarão as necessidades de atuação e melhor adequarão os objetivos específicos e locais à estratégia de prevenção.

Para mais informações acerca da sua participação neste projeto, quer enquanto organizador regional, quer enquanto proponente de ações, consulte o Portal do Projeto Europeu em http://www.ewwr.eu/take-part.

Os organizadores que deve contactar caso tenha dúvidas na submissão de ações são os organizadores regionais nas suas áreas de atuação e o secretariado europeu nas restantes zonas. Verifique qual o organizador da sua região geográfica em http://www.ewwr.eu/en/coordinators/ewwr.

 

As inscrições são feitas diretamente no website Europeu www.ewwr.eu seguindo o link http://www.ewwr.eu/register e validadas pelo organizador regional.

 À semelhança do ano anterior, os temas possíveis são:

 

  • Evitar e reduzir a produção de resíduos na origem
  • Reutilização e Preparação para reutilização
  • Separação de resíduos e Reciclagem
  • Dia Europeu de Ação de limpeza (Clean-Up Day)

 

Dado que o tema da EWWR 2015 será a Desmaterialização, desafiamos todos os interessados em participar na Semana e desenvolver ações relativas a esta temática.

 

Consulte e inspire-se nas ideias para ações e gestos para reduzir o desperdício e prevenir a produção de resíduos constantes neste portal e consulte o Guia de Boas Práticas SEPR (em inglês). As ações aqui elencadas são apenas um exemplo. Dê azo à sua imaginação para criar e implementar ações diferentes e inovadoras no seu dia-a-dia. Basta seguir a sua inspiração e desenvolver as atividades que melhor se adequem aos seus objetivos. O mais importante é agir para prevenir.

Teste já os seus comportamentos e saiba se contribui ativamente para a Prevenção de Resíduos, acedendo ao Simula Menos Resíduos (http://simula-residuos.apambiente.pt/).

Não deixe de fazer parte desta iniciativa, participe!

Veja aqui o Vídeo promocional  e inspire-se!