Gestos de Prevenção e Iniciativas

Políticas > Resíduos > Prevenção de Resíduos > Gestos de Prevenção e Iniciativas

Gestos de Prevenção

 

12 gestos para prevenir a produção de resíduos!

• Usar sacos reutilizáveis;
• Colocar um autocolante “PUBLICIDADE AQUI NÃO” na caixa de correio;
• Evitar o desperdício alimentar;
• Comprar a granel ou em formatos grandes;
• Comprar recargas ecológicas;
• Beber preferencialmente água da torneira;
• Limitar as impressões, e utilizar sempre a opção frente e verso;
• Fazer compostagem;
• Utilizar pilhas recarregáveis;
• Dar a roupa que já não é usada;
• Pedir emprestado ou alugar as ferramentas e outros materiais/bens;
• Mandar consertar os aparelhos elétricos e eletrónicos, assim como outros bens passíveis de arranjo.

 

Iniciativas/Projetos de parceiros da APA

Neste espaço, a APA pretende destacar iniciativas e projetos promovidos/realizados por entidades parceiras, considerando muito importante, para as políticas ambientais, promover a sua difusão e implementação a nível local, regional e global de forma a atingir os objetivos traçados nas diversas vertentes do Ambiente.
Em particular, no domínio dos resíduos, a prevenção vem assumindo cada vez maior importância, quer na perspetiva ambiental, quer na redução de custos e racionalização de recursos.

Damos a conhecer aqui algumas das iniciativas e projetos concretizados por associações/instituições das mais variadas áreas de atuação, aos quais a APA dá o seu apoio.Neste sentido, convidamo-lo a descobrir a iniciativa de origem catalã - “Dia Internacional sem Sacos Plásticos” (3 de julho) - em Portugal promovida pela Quercus, e o projeto “ResíduosMenos”, da Associação Empresarial de Portugal. 

 

Dia Internacional sem Sacos Plásticos (3 de julho)

O projeto “Catalunha livre de sacos plásticos” foi lançado nesta região espanhola em 2008, com o objetivo de apelar à redução da utilização de sacos plásticos no comércio, consciencializando a sociedade para a necessidade de alterar o consumo excessivo destes sacos e de produtos descartáveis para hábitos mais responsáveis e amigos do ambiente.

Principais objetivos da iniciativa:
  - desenvolver uma campanha de sensibilização para limitar a utilização de sacos plásticos, inserida no contexto da prevenção da produção de resíduos (embalagem e resíduos de embalagem);
  - desenvolver mecanismos de promoção de componentes reutilizáveis para o consumidor, facilitando o processo de redução do saco “de uma só utilização”;
  - sensibilizar o Governo da Catalunha para a regulamentação do uso indiscriminado de sacos plásticos gratuitos, através da aplicação de uma “taxa ambiental” de 0,20€ por saco;
  - criação de um Fundo de Prevenção, constituído com as receitas da taxa ecológica aplicada aos sacos plásticos, com o intuito de financiar o desenvolvimento e implementação de ações de defesa do Ambiente na região da Catalunha.

Com grande promoção desde o seu lançamento, a iniciativa foi divulgada e implementada em outras regiões de Espanha e mesmo noutros países europeus. Em 2010, foi feita uma convocatória internacional, pelas várias organizações de todo o mundo que quiseram associar-se à iniciativa, nascendo assim o “Dia internacional sem sacos plásticos”, que celebrou a sua 2ª edição no dia 3 de julho de 2011. Veja aqui o vídeo promocional da iniciativa.

Enquadrando-se nas políticas de prevenção no domínio dos resíduos, quer a nível nacional, quer comunitário, a iniciativa tem como objetivo principal a sensibilização dos consumidores para a redução da utilização dos sacos plásticos e promoção do recurso a sacos reutilizáveis ou outro modo de transporte de compras (trolleys, cestas, etc.), como uma forma importante de atuar na prevenção da produção de resíduos.

Este será um dia para refletir sobre os nossos hábitos de consumo mas também para avaliar os resultados de medidas aplicadas em diferentes países, partilhar experiências e promover a efetiva mudança nos comportamentos dos consumidores e produtores/distribuidores no sentido de fomentar a prevenção da produção de resíduos.

São pequenos gestos que fazem a grande diferença. A sua opção é importante! 

Resíduos Menos

O Projeto “Resíduos Menos”, promovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), destina-se a potenciar a competitividade das empresas, principalmente as pequenas e médias empresas (PME), mediante um conjunto integrado de ações coletivas que pretendem sensibilizar os empresários para as vantagens de uma gestão adequada dos resíduos produzidos nas suas atividades, promovendo simultaneamente o desenvolvimento sustentável.

A implementação da estratégia da produção limpa na gestão dos resíduos produzidos nas empresas torna-as mais ecoeficientes e tem como outputs gerar benefícios em termos económicos, ambientais e sociais. 
Com este projeto, a AEP pretende ser um exemplo de proatividade e inovação em matéria de promoção das boas práticas de gestão de resíduos no setor empresarial e, simultaneamente, incentivar e fomentar a prevenção e redução da produção de resíduos naquele setor.

Para conhecer melhor este projeto, poderá consultar a informação disponível no Portal http://residuosmenos.aeportugal.pt, criado pela AEP para funcionar como “FrontOffice” de todo o projeto e que permitirá o acesso à informação disponibilizada pela Associação, e que servirá também como base de uma comunidade virtual/grupo de interesse e de boas práticas sobre o tema “Competitividade Responsável”.