LIFE Projetos Aprovados

Instrumentos > Instrumentos Financeiros > Programa LIFE 2014-2020 > LIFE Projetos Aprovados

2015

A Comissão Europeia aprovou, no âmbito da call 2015, um total de 144 novos projetos de 23 Estados-Membros e que serão financiados pelo programa LIFE Ambiente e Ação Climática, num total de contribuição comunitária de 222,8 milhões de euros.

Estes projetos abrangem ações nos domínios do ambiente e utilização racional dos recursos, natureza e biodiversidade, assim como da governação e da informação em matéria de ambiente, sendo a contribuição comunitária de 181,3 milhões de euros.

No domínio da ação climática, o investimento vai apoiar a adaptação às alterações climáticas, a atenuação das alterações climáticas e projetos de governação e informação em matéria de clima, com uma contribuição comunitária de 41,5 milhões de euros.

Os 56 projetos LIFE “Ambiente e eficiência dos recursos” irão mobilizar 142,2 milhões de EUR, dos quais 71,9 milhões de euros correspondem à contribuição da UE. Os projetos abrangem iniciativas em cinco domínios diferentes: qualidade do ar, ambiente e saúde, utilização racional dos recursos, resíduos e recursos hídricos.

Os 39 projetos LIFE “Natureza e biodiversidade” irão apoiar a aplicação das Diretivas Aves e Habitats e da Estratégia de Biodiversidade da UE 2020. Dispõem de um orçamento global de 158,1 milhões de euros, para o qual a UE contribui com 95,6 milhões de euros.

Os 15 projetos LIFE «Governação e informação em matéria de ambiente» destinam-se a aumentar a sensibilização para as questões ambientais. Dispõem de um orçamento global de 23,2 milhões de euros, contribuindo a UE com 13,8 milhões de euros.

Os 16 projetos LIFE “Adaptação às alterações climáticas” irão mobilizar 32,9 milhões de euros, dos quais 19,4 milhões de euros correspondem à contribuição da UE. Os projetos abrangem iniciativas em cinco áreas temáticas: Agricultura/silvicultura/turismo, adaptação nas zonas montanhosas/insulares, adaptação/planeamento urbano, avaliações da vulnerabilidade/estratégias de adaptação e recursos hídricos.

Os 12 projetos LIFE “Mitigação das alterações climáticas” dispõem de um orçamento global de 35,3 milhões de euros, dos quais 18,0 milhões de euros da UE. Os projetos abrangem iniciativas no domínio das melhores práticas, projetos-piloto e projetos de demonstração em três domínios temáticos: energia, indústria e utilização dos solos/agricultura/silvicultura.

Os 6 projetos LIFE «Governação e informação em matéria de clima” incidem na melhoria da governação e na sensibilização para as alterações climáticas. Dispõem de um orçamento global de 6,9 milhões de euros, dos quais 4,1 milhões de euros provenientes da contribuição da UE.

Em Portugal, da call de 2015, foram aprovados 3 projetos, sendo 2 no domínio do “Ambiente e Eficiência de Recursos” e 1 no domínio da “Ação Climática”, com um orçamento global de 7.326.388 euros e um total de comparticipação comunitária de 4.195.884 euros.

Pode consultar a lista e os resumos dos projetos portugueses aprovados.

 

2014