Laboratório de Referência do Ambiente

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Apresentação

A solução eficaz para os problemas ambientais é o resultado da simbiose entre a engenharia e a ciência traduzida em programas e estudos. Fundamental para que um programa seja bem sucedido é a existência de dados técnicos exatos e de confiança. O LRA está comprometido a fornecer tais dados sob controlo do tempo, da garantia de qualidade e do custo-benefício.

A reputação do Laboratório de Referência do Ambiente (LRA) resulta da prática de princípios da qualidade que cobrem todas as atividades laboratoriais; essas atividades abrangem a implementação, validação e otimização de métodos analíticos, a execução de ensaios e a consultadoria técnico-científica, que é prestada a uma diversificada carteira de clientes tanto do sector público como privado; os serviços prestados pelo LRA são reconhecidos pela sua independência, credibilidade e flexibilidade e pelo facto de serem executados por técnicos especialistas com ampla experiência nas diferentes áreas de atuação.

O LRA tem implementado um sistema de gestão da qualidade que cumpre os requisitos da norma NP EN ISO/IEC 17025 e dispõe de equipamentos e recursos humanos qualificados que permitem dar resposta à legislação nacional e internacional nas áreas de ambiente e qualidade do ar mediante a realização de ensaios qualitativos e quantitativos nas vertentes de química orgânica e inorgânica, biologia, microbiologia e ecotoxicologia em diversas matrizes.

Atualmente, o Laboratório encontra-se acreditado para 30 métodos, o que corresponde a 75 parâmetros, em várias matrizes ambientais, nas áreas da Química Geral, Química Orgânica, Metais e Biologia. O Certificado Técnico de Acreditação pode ser consultado em:

http://www.ipac.pt/pesquisa/ficha_lae.asp?ID=L0169

O compromisso fundamental do LRA é o de fornecer dados exatos e de confiança. Para atingir este objetivo, todas as análises são executadas de acordo com métodos analíticos validados (EPA, Standard Methods, ASTM, ISO, etc.) e seguindo boas práticas de laboratório. O LRA tem implementado um programa de garantia de qualidade detalhado e abrangente, apoiado por um sistema de gestão da informação do laboratório (LIMS) em rede. A área da qualidade tem a participação de todos os técnicos do LRA. Um programa abrangente de GQ/CQ que inclui procedimentos operativos, rastreabilidade, repicagem das amostras, duplicados das análises, amostras de verificação e a participação em vários programas, nacionais e internacionais, da avaliação de desempenho do laboratório. Para o LRA, este programa fornece uma maior confiança nos seus resultados, trabalho programado mais eficiente e acesso imediato ao estado do trabalho que está a ser executado.

O nosso serviço de apoio ao cliente é o ponto do contacto para discutir as necessidades específicas ou projetos, responder aos pedidos de cotação, às propostas de trabalho e avaliar as alternativas analíticas e/ou de amostragem. Os quadros técnicos do LRA colaboram na definição dos serviços a prestar, asseguram que as exigências do controle de qualidade são atingidas e informam os clientes do estado dos trabalhos por forma a garantir o cumprimento das expetativas.

O LRA tem preocupações ao nível da responsabilidade social traduzidas em programas de gestão ambiental e de higiene e segurança no trabalho que têm vindo a ser implementados.

 

Aspetos Diferenciadores:

 

Solidez em análises ambientais

  • Águas (Consumo Humano, Processo, Balneares, Subterrâneas, Superficiais e Residuais,);
  • Ar (Interior, ambiente (incluindo tubos de adsorção), emissões (incluindo tubos Ferm));
  • Alimentos Líquidos e Sólidos (carne, crustáceos, leite incluindo materno, moluscos);
  • Biota (mexilhões, ovos de aves, peixe, plantas, etc.);
  • Combustíveis;
  • Filtros;
  • Óleos e Lubrificantes;
  • Material pirotécnico;
  • Solo, Sedimentos (incluindo areias) e Lamas;
  • Tintas;
  • Análises específicas, desenvolvimento de métodos, estudos de projetos, etc.

 

Proximidade do cliente

  • Colaboração estreita com clientes, através da implementação de um sistema orientado para a satisfação do cliente;
  • Apoio comercial e técnico;
  • Facilidade de comunicação com o laboratório: @AlWeb;
  • Exportação de dados.

 

Confiança

  • Reconhecimento governamental e comunitário como laboratório de referência para o ambiente;
  • Sólida fiabilidade (> 95%);
  • Entrega de resultados em tempo útil;
  • Organização Proactiva;
  • Elevada capacidade técnico-científica;
  • Formação contínua dos colaboradores;
  • Eficácia Logística: disponibilização de material de amostragem (sob consulta).

 

Qualidade

  • Utilização de normas, regulamentos e guias de acordo com as recomendações do organismo de acreditação;
  • Utilização das metodologias mais avançadas nas determinações analíticas;
  • Programas de cooperação com universidades e instituições científicas;
  • Melhoria contínua dos serviços, nomeadamente nas componentes técnica e comercial;
  • Programas de Controlo da Qualidade da Análise
  • Participação em ensaios interlaboratoriais e exercícios de intercomparação nacionais e internacionais reconhecidos e/ou uso de materiais de referência certificados.

 

Automatização

  • Utilização de código de barras;
  • Utilização do sistema LIMS;
  • Acompanhamento de resultados on-line:@AlWeb;
  • Receção de resultados em formato digital:@AlWeb.

 

Proximidade

  • Partilha do conhecimento (técnico, legislacão, manuais, notas e guias técnicos e IT)
    • Formação teórica e prática em laboratório e em cenário real.

 

Suporte técnico

  • Colaboração em projetos estratégicos:
    • Peritagens;
    • Suporte em aspetos complexos;
    • Acompanhamento de atividades em cenário real.