Prémio SEM - 2017

Divulgação > Projetos > Semana Europeia da Mobilidade/ Ações para a Mobilidade > Prémio SEM - 2017

Prémio SemanaEuropeiadaMobilidade 2017


A Coordenação Europeia desde 2003 que galardoa com o Prémio da SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE a localidade que, através da sua participação nesta iniciativa europeia, melhor se tenha esforçado para uma maior sensibilização do público em geral, para as questões de mobilidade sustentável, que mais tenha contribuído com a implementação de medidas com maior impacte e que tenha organizado ações que impliquem forte envolvimento, adesão e participação dos munícipes.

Pela primeira vez, o Prémio SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE é apresentado em duas categorias: uma para municípios com mais de 50.000 habitantes e outra para municípios com uma população inferior.

Finalistas 2017

Este ano houve 74 candidaturas, de 17 países, constando da lista Portugal com dois municípios, nomeadamente: Alfândega da Fé e Maia.

Os finalistas, com mais de 50.000 habitantes são:

Os finalistas, com menos de 50.000 habitantes são:

Os vencedores do prémio, eleitos por um painel independente de especialistas em transportes, recebem um vídeo de três minutos em inglês e na sua língua, com destaque dos sucessos da sua campanha.

Os galardões foram entregues pela Comissária Europeia para os transportes, Violeta Bulc e pelo Diretor-Geral do Ambiente, Daniel Calleja às cidades de Viena e Igoumenitsa numa cerimónia, em Bruxelas, a 21 de março.

As 2 cidades vencedoras, na sua categoria, da edição SEM 2017, foram avaliadas pela sua prestação na iniciativa:

  • Viena, com uma população de cerca de 1,8 milhões de habitantes, impressionou o júri pelo seu excelente programa de atividades realizadas durante a SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE, que refletiu de forma inequívoca o tema da campanha de 2017 - Mobilidade verde, partilhada e inteligente. Entre uma série de atividades, os moradores de Viena puderam alugar bicicletas de carga gratuitamente, fazer caminhadas guiadas em diferentes bairros da cidade e participar num piquenique numa rua encerrada ao tráfego automóvel.
  • Igoumenitsa revelou um trabalho exemplar na área da comunicação, divulgando os benefícios da mobilidade sustentável não somente nesta cidade, mas alargando esta ação também aos residentes em cidades, mais pequenas, das proximidades. Os munícipes puderam beneficiar de transporte gratuito de autocarro, participar em eventos de promoção ao uso da bicicleta realizados ao longo da costa da cidade e ainda participar de uma caminhada cultural pela floresta.

Para mais informações consulte aqui.