Prémio SEM - 2018

Divulgação > Projetos > Semana Europeia da Mobilidade/ Ações para a Mobilidade > Prémio SEM - 2018

 

Cidades vencedoras -  Prémio SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE 2018

 

As candidaturas ao Prémio SEM 2018 decorreram de 24 de setembro a 23 de outubro (inclusive) de 2018. 

Candidataram-se 91 cidades, 57 na categoria de “large cities” (com mais de 50.000 habitantes) e 34 na de “small cities” (menos de 50.000 habitantes).

Portugal contribuiu com 13 candidaturas: 7 grandes cidades, nomeadamente Barcelos, Coimbra, Funchal, Guimarães, Lisboa, Maia e Torres Vedras; e 6 pequenas cidades, respetivamente Alfândega da Fé, Beja, Bragança, Lamego, Mirandela e Oliveira do Bairro.

Das 91 candidaturas foram eleitas, por um painel independente de peritos em transportes, como finalistas 6 cidades, 3 para cada categoria:

  • Gdynia, Polónia
  • Lisboa, Portugal
  • Palma, Espanha

 

Numa cerimónia que teve lugar em Bruxelas, no dia 21 de março de 2019, foram entregues os galardões pela Comissária dos Transportes; Violeta Bulc às cidades vencedoras: Lisboa e Lindau.

O júri reconheceu a forte visão de Lisboa para promoção de uma cultura de mobilidade sustentável e o esforço de comunicação dinamizado pelo município, em colaboração com os vários parceiros ligados aos transportes, para mudar o paradigma da mobilidade na cidade e consciencializar os cidadãos para a utilização de modos de transporte alternativos ao automóvel particular, melhorando a qualidade de vida na capital.

 

Para mais informações consulte aqui