Passar para o conteúdo principal

APA e CNADS comemoram o Dia Mundial do Ambiente - Desafios dos próximos 50 anos da política pública de Ambiente

Neste ano de 2021 evocam-se os 50 anos da criação em Portugal do primeiro organismo público de política pública de Ambiente, a CNA-Comissão Nacional do Ambiente.

Com este propósito, a APA - Agência Portuguesa do Ambiente e o CNADS - Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, promoveram, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, às 9h30, uma sessão online de debate sobre os Desafios dos próximos 50 anos de política pública de Ambiente.

Partindo do contexto de cinco décadas de política de Ambiente, assumindo-se os decisivos desafios planetários que o presente já encerra, pretende-se poder antecipar os compromissos comuns que não podem ser mais adiados, através do testemunho de representantes nacionais de empresários, jovens e poder político.

Passados 50 anos da criação da Comissão Nacional do Ambiente em Portugal importa pensar criticamente os Desafios dos Próximos 50 anos da Política Pública de Ambiente.

Reveja Nuno Lacasta, Filipe Duarte Santos, João Pedro Matos Fernandes, Isabel Lindim, João W. Wengorovius Menezes, Inês Campos e Inês dos Santos Costa, no canal de YouTube da Agência Portuguesa do Ambiente, conforme programa.

 

A CNA - Comissão Nacional do Ambiente

A CNA foi criada em 1971 e desenvolveu atividade até 1983 junto da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e na dependência da Presidência do Conselho de Ministros visando...estimular e coordenar, de acordo com as diretivas do Governo, as atividades do País relacionadas com a preservação e melhoria do meio natural, a conservação da Natureza e a proteção e valorização dos recursos naturais… (portaria n.º 216/1971, de 19 de junho).

O deputado e Presidente da CNA, José Correia da Cunha, numa moção aprovada pela então Assembleia Nacional sobre ordenamento do território, reivindicava uma maior coordenação da ação da Administração numa ótica de desenvolvimento planificado e planeamento regional e apelava, nesse ano, à adoção urgente de medidas tendentes à defesa do ambiente e proteção da natureza.

 

O Dia Mundial do Ambiente

Comemorado desde o dia 5 de Junho de 1972, o Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marcando o início da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano.

Ficou célebre o desafio Uma Única Terra, como compromisso ético da espécie humana para com o Ambiente.

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos numa cidade diferente, com um tema distinto e é comemorado em mais de 100 países.

Portugal festeja este dia desde 1973.

 

O tema de 2021

O tema do Dia Mundial do Ambiente deste ano é a RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS e o Paquistão será o anfitrião global. A comemoração deste ano será palco do lançamento da DÉCADA DAS NAÇÕES UNIDAS DA RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS.

A restauração de ecossistemas pode assumir várias formas: mais árvores, cidades verdes, jardins florestais, mudança nas dietas ou limpeza de rios e encostas.

Esta é a geração que pode fazer as pazes com a Natureza!