Passar para o conteúdo principal

Concurso Água Jovem 2023

A Agência Portuguesa do Ambiente - ARH do Algarve, promove a 13.ª edição do Concurso “Água Jovem”, concurso destinado a todas as crianças e jovens que frequentem o ensino pré-escolar e os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Algarve.

É uma iniciativa conjunta com as empresas Águas do Algarve, Mundo Aquático (Zoomarine) e a International Water Technology.

O principal objetivo é sensibilizar, informar e divulgar junto das comunidades escolares a importância da preservação do património água, promover o conhecimento dos ecossistemas aquáticos da região e contribuir para a sua gestão participada. 

O Concurso distinguirá os melhores trabalhos nas categorias: ensino pré-escolar, 1.º ciclo do ensino básico, 2.º ciclo do ensino básico, 3.º ciclo do ensino básico e alunos que beneficiam de medidas educativas seletivas e adicionais.

Os temas desta edição são:

- a “Aliança pela Água” (Tema I),
- a “Serra de Monchique – A importância da água e dos seus ecossistemas aquáticos” (Tema II) e
- os “Desafios da Água – Impacte das Alterações Climáticas (ODS13) no ODS 6”.

Serão aceites trabalhos em todos os formatos, sendo incentivada a criatividade em todos os aspetos (conteúdos, materiais, técnicas, etc.).

O regulamento do Concurso “Água Jovem 2023” pode ser consultado no portal do Voluntariado Ambiental para a Água.

As inscrições devem ser feitas até ao dia 1 de março de 2023 e os trabalhos entregues na APA - ARH do Algarve até ao dia 1 de maio de 2023. A entrega dos prémios será realizada no dia 2 de junho de 2023, em Monchique, durante o Fórum Água Jovem 2023.

O júri do Concurso é constituído por representantes das entidades organizadoras, do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da DGEstE - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Algarve.
 

Logos dos Parceiros