Passar para o conteúdo principal

APA acolheu o Workshop da HERCA sobre Planos Nacionais de Radão

Portugal acolheu, entre os dias 21 a 23 de junho, o 2.º Workshop da HERCA sobre Planos Nacionais de Radão, evento organizado pela APA em parceria com o DSA (Norwegian Radiation and Nuclear Safety Authority).

A HERCA - Heads Of The European Radiological Protection Competent Authorities, é uma organização que existe desde 2007 e promove o intercâmbio de conhecimento e experiência com o objetivo de encontrar soluções práticas e harmonizadas em matéria de proteção contra as radiações.

Neste workshop foram abordadas as estratégias de diversos países no que respeita aos Planos Nacionais de Radão, avaliando os progressos a nível nacional e promovendo partilha entre as diferentes entidades no que diz respeito aos sucessos e constrangimentos na implementação de medidas para a diminuição da exposição da população ao Radão.

O workshop contou não só com a participação de membros da HERCA mas também de outras instituições que no panorama nacional de cada país estão envolvidas na elaboração dos Planos Nacionais de Radão. Assim, este evento híbrido conta com cerca de 70 participantes, provenientes de diversas instituições de um total de 20 países.

Associaram-se ainda representantes da Comissão Europeia, Agência Internacional de Energia Atómica e Organização Mundial de Saúde.

Informação adicional aqui.