Passar para o conteúdo principal

Listagem de exercícios com a participação da EPRE

  • ConvEx

Os exercícios ConvEx são organizados com vários níveis de complexidade (ConvEx-1, ConvEx-2, ConvEx-3), são promovidos pela International Atomic Energy Agency (IAEA) com o objetivo de testar a operacionalização das disposições acordadas nas Convenções de Assistência (Convention on Early Notification of a Nuclear Accident and the Convention on Assistance in the Case of a Nuclear Accident or Radiological Emergency). O ConvEx-1 é um exercício com objetivo de testar as comunicações, o ConvEx-2 tem como missão testar especificamente a estrutura de planeamento e resposta à emergência e o ConvEx-3 é um exercício de larga escala concebido para avaliar a capacidade e resposta internacional a um cenário de emergência radiológica ou nuclear. Estes exercícios são promovidos pela IAEA numa base periódica definida.

  • CelulEx (2018)

O exercício CelulEx foi organizado pelo Exército Português com o objetivo de treinar o Elemento de Defesa Biológica, Química e Radiológica (BQR) dá apoio às autoridades competentes civis na resposta a incidentes biológicos, químicos e radiológicos que ocorram em território nacional. Para além da APA participaram várias entidades nacionais, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Polícia de Segurança Pública, a Direção Geral de Saúde, Bombeiros, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Polícia Judiciária, o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro-GNR e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

  • TreinEx (2016)

O TreinEx foi um exercício no terreno, realizado no âmbito da Comissão Nacional de Emergências Radiológicas (CNER) e em parceria com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Teve como objetivo comparar práticas de monitorização e deteção de fontes radioativas em ambiente com fundo radioativo natural elevado.

  • RadiEx (2016)

O exercício RadiEx foi organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil no âmbito das atividades da CNER. Este exercício teve como principal objetivo testar a componente de apoio à decisão em emergências radiológicas e usou como cenário um acidente na central nuclear de Almaraz (este exercício estava inserido no exercício internacional INEX-5 promovido pela International Atomic Energy Agency e pela Organisation for Economic Co-operation and Development).

  • MonitEx (2016)

O exercício MonitEx teve como objetivo o aperfeiçoamento das práticas de monitorização da radioatividade. Esta ação foi promovida pela CNER e organizada pela APA. Participaram neste exercício, a EPRE, a Autoridade Tributária e Aduaneira, a Direção-Geral da Saúde, o Exército, a Força Aérea, a Guarda Nacional Republicana, o Instituto Superior Técnico, a Marinha e a Polícia de Segurança Pública e teve como observadores a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Direção-Geral de Energia e Geologia, o Grupo de Planeamento, Políticas e Administração do Ministério da Agricultura, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e a Polícia Judiciária.

  • CURIEX (2013)

O exercício CURIEX foi um exercício de âmbito internacional com objetivo de testar a resposta da Proteção Civil em caso de acidente nuclear na central nuclear espanhola de Almaraz. Participaram equipas de vários países europeus e foi testado o plano de emergência nacional espanhol para acidentes em centrais nucleares.

  • LivEx/CER (2012)

O exercício LivEx (CER) foi realizado enquanto componente prática do curso de Emergências Radiológicas, promovido pela CNER. O objetivo do exercício foi testar a operacionalização de procedimentos, identificação das organizações e o seu papel num cenário de emergência radiológica ou nuclear, promoção da cooperação entre as diferentes entidades nacionais envolvidas na resposta a emergências radiológicas ou nucleares e o treino dos formadores na resposta a emergências radiológicas ou nucleares. Participaram várias organizações nacionais, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, as forças de segurança, a Autoridade de Saúde Nacional, entre outras.