Programa de Acção Global da UNESCO para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Políticas > Promoção e Cidadania Ambiental > Programa de Acção Global da UNESCO para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável

DEDS

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO - tem sido mundialmente reconhecida como a agência líder da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

Desde 2015 coordena a implementação do PROGRAMA DE AÇÃO GLOBAL logo UNESCO GAP ESDpara a Educação para o Desenvolvimento Sustentável - UNESCO GAP on ESD -, dando seguimento oficial à Década das Nações Unidas sobre EDS, decorrida entre 2005 e 2014.

O Programa de Ação Global sobre EDS tem um ROTEIRO detalhado que facilita a sua comunicação aos decisores, às partes interessadas e aos atores, fornecendo sugestões para a implementação.

Existe um reconhecimento internacional crescente da EDS como elemento integrante da educação de qualidade e um elemento-chave para o desenvolvimento sustentável. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/SDG) (em português aqui) adotados pela comunidade global para os próximos anos, também conhecidos como a Agenda 2030, incluem a EDS nos objetivos.

 

 

Década das Nações Unidas sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável

No seguimento da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992), a Comissão para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas indicou a UNESCO como organismo coordenador do capítulo 36 da Agenda 21, responsável por acelerar as reformas na educação e coordenar as atividades dos parceiros, tendo em vista integrar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) nos sistemas educativos.

A UNESCO foi também encarregada de fornecer apoio técnico e profissional aos Estados-membros, desenvolvendo currículos experimentais e material de apoio; e de disseminar políticas, programas e práticas inovadoras para a EDS.

A iniciativa da UNESCO de promover uma Década das Nações Unidas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) 2005-2014 permitiu aprofundar conceitos, promover e divulgar boas práticas, avaliar experiências e resultados (cf., para Portugal, site do MNE).

A conferência mundial da UNESCO sobre EDS, que teve lugar de 10 a 12 novembro de 2014 em Aichi-Nagoya, Japão, sob o tema "Aprender hoje para um Futuro Sustentável", fez um balanço global das principais conclusões e marcou o fim da Década da EDS (2005-2014), tendo sido o palco para o lançamento do Programa de Ação Global para a EDS - UNESCO GAP on ESD, para lhe dar seguimento.

 

 

Em Portugal foi elaborado o documento "Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Contributos para a sua dinamização em Portugal" por um Grupo de Trabalho nomeado para este fim pela Comissão Nacional da UNESCO, que constitui uma referência nesta matéria.