Em destaque / notícias

Instrumentos > Programa LIFE > Programa LIFE 2014-2020 > Em destaque / notícias

NOVO - Disponível o novo website do LIFE PT

Já se encontra disponível, em https://life.apambiente.pt, o novo website LIFE PT!

O website LIFE PT constitui uma ação prevista no Projeto de Capacitação Nacional – Projeto LIFE CAP/PT/000004, e tem como objetivo principal fomentar uma maior e melhor comunicação e networking entre a comunidade LIFE de Portugal.

Este novo recurso visa ainda:

  • Transmitir informação relevante sobre o Programa LIFE;
  • Permitir a partilha de experiências e de boas práticas, através da base de dados de projetos LIFE nacionais;
  • Promover o trabalho em rede, com destaque para a Bolsa de Ideias de Projetos, que visa fomentar sinergias entre potenciais beneficiários/promotores e cofinanciadores;
  • Assegurar a comunicação e divulgar notícias e eventos relacionados com o Programa LIFE.

Venha conhecer o novo Site LIFE PT, descobrir mais sobre o Programa LIFE em Portugal e criar, desde já, a sua conta de utilizador!

 

Disponível a 1.ª edição da Magazine LIFE PT

Enquadrada pelo projeto LIFE de Capacitação Nacional mas igualmente por toda a experiência LIFE em Portugal, a Magazine irá dar destaque aos projetos LIFE portugueses e transnacionais. A 1.ª edição já está disponível!

Nesta 1.ª edição será dado destaque ao projeto de Capacitação Nacional e parceiros envolvidos; haverá também um artigo de fundo sobre o histórico LIFE em Portugal, desde o seu início em 1992 e um outro sobre o percurso dos trabalhos iniciados em projetos LIFE, após a conclusão dos mesmos.

Com as entrevistas a projetos recentemente concluídos ou em conclusão, cujos promotores partilham as suas experiências, e as sínteses de projetos em início de vida, todos ficaremos a conhecer melhor o programa LIFE.

Agenda de eventos, contactos relevantes, notícias e tudo o que mais venha a destacar-se neste universo: o programa LIFE em Portugal ganhou um novo palco!

Para aceder à Magazine clique aqui.

 

Programa LIFE 2014-2020: Inscrição nas sessões de divulgação regionais e workshops 2017

Encontram-se abertas as inscrições para as próximas sessões de divulgação regionais e worskhops relativas ao Programa LIFE 2014-2020, organizados pela APA.

Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito do Projeto de Capacitação Nacional (LIFE14 CAP/PT/000004), o qual pretende potenciar o uso do Programa LIFE em Portugal, encontra-se a realizar diversas sessões de divulgação regionais e workshops relativas ao Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) - 2017.

Estas sessões/workshops, a realizar em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Faro, bem como no Funchal e em Ponta Delgada, são uma excelente oportunidade para a partilha de experiências e contactos no âmbito do LIFE.

Os programas e formulários de inscrição encontram-se disponíveis aqui 


Calendário indicativo para a Call 2017

Previsivelmente, a Call oficial LIFE 2017 será publicada a 28 abril 2017.

Pode consultar aqui o Calendário indicativo para a Call LIFE 2017, para as diferentes tipologias de projetos. Os proponentes que se encontram a preparar um novo projeto LIFE têm agora informação sobre as datas previstas para a submissão das candidaturas.

É importante consultar os pacotes de informação, específicos para cada tipologia de projeto, logo que estes sejam publicados, para conhecer todas as regras e requisitos aplicáveis na Call 2017.

 

Atualização do calendário da avaliação dos projetos apresentados na LIFE Call 2016

A avaliação das propostas submetidas na Call 2016 está em progresso.

A EASME divulgou as seguintes datas indicativas para as próximas etapas da avaliação:

  • Carta para os proponentes a informá-los dos resultados da avaliação: fevereiro e março 2017;
  • Início da fase de revisão para os projetos pré-selecionados: março/maio 2017;
  • Assinatura dos “Grant Agreements”: junho/julho 2017.


Sessão Nacional de Divulgação e Informação sobre o Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) - 2017

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito do Projeto de Capacitação Nacional (LIFE14 CAP/PT/000004), através do qual pretende potenciar o uso do Programa LIFE em Portugal, está a organizar a Sessão Nacional de Divulgação e Informação sobre o Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) - 2017.

O evento realizou-se no dia 25 de janeiro de 2017, no Auditório do Centro de Congressos do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa.

O programa encontra-se disponível aqui.

 

LIFE Call - Corpo Europeu de Solidariedade

Encontram-se abertas, até ao dia 7 de março, as candidaturas para a nova call de projetos preparatórios do Programa LIFE, especificamente criada e dirigida ao lançamento de projetos no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade.

O Corpo Europeu de Solidariedade foi concebido para permitir que pessoas com menos de 30 anos na Europa possam ajudar as organizações não governamentais (ONG), autoridades locais ou empresas privadas, que estão ativas na resposta às situações de crise em toda a União Europeia, nomeadamente: reconstruir comunidades na sequência de catástrofes naturais; enfrentar desafios sociais, como a exclusão social, a pobreza, a saúde e os desafios demográficos; ou trabalhar no acolhimento e na integração dos refugiados.

Este Corpo desenvolverá uma identidade própria distinta, enraizada nos valores fundamentais da UE de empenho e solidariedade. Ao participarem no Corpo Europeu de Solidariedade, os participantes exprimirão o seu compromisso e vontade de consagrarem um período da sua vida a ajudar os outros.

Ao auxiliar os outros, incluindo os mais vulneráveis nas nossas sociedades e comunidades, os jovens não só aplicarão na prática o valor essencial da UE que é a solidariedade, como adquirirão competências e experiência, incluindo conhecimentos linguísticos, que lhes poderão ser úteis na procura de emprego ou na prossecução dos seus estudos e formação.

A call atualmente aberta, cujas candidaturas devem ser apresentadas até 07/03/2017 (entrega em Bruxelas, sem plataforma eletrónica), e financiada conjuntamente pelo LIFE e FEADER, visa a apresentação de projetos relacionados com atividades de voluntariado, enquadradas dentro do espírito e objetivos do Corpo Europeu de Solidariedade, dirigidas a explorar o potencial de uso de trabalho voluntário para atividades de proteção do ambiente, de conservação da natureza e de recuperação das zonas naturais e dos ecossistemas, sobretudo dirigidas a Sítios da Rede Natura 2000. 

A APA realizou uma Sessão Nacional no âmbito do Projeto LIFE CAP/PT/00004, no dia 25/01/2017, onde, entre outros temas, foi feita uma apresentação pública desta call.

Mais informações e pacote com elementos de candidatura:

http://ec.europa.eu/environment/life/funding/life2016/index.htm#eusolidarity  


INTER-LIFE PT 2016

3 e 4 novembro 2016

Realizou-se nos passados dias 3 e 4 novembro 2016, na vila do Luso, o evento INTER-LIFE PT 2016 com o objetivo de potenciar uma maior interação entre projetos LIFE portugueses e de outros Estados-membros, promovendo assim o contacto entre os vários beneficiários, a troca de experiências, a partilha de conhecimentos e, de forma transversal, o trabalho em rede.

Os participantes tiveram também a oportunidade de partilhar testemunhos de cofinanciamento de projetos, conhecer os projetos nacionais com início em 2015/2016, os projetos “Best LIFE” europeus e ainda os projetos nacionais a terminar em 2016.

Neste evento participaram 62 representantes de diversas entidades públicas, privadas e ONG.

Pode consultar aqui o programa e as apresentações.

 

APOIO ESPECIALIZADO

No seguimento dos Balcões Abertos e igualmente no âmbito do projeto de Capacitação LIFE14 CAP/PT/000004, foi também efetuado Apoio Especializado, via correio eletrónico, entre final de agosto e início de setembro, a 6 entidades que solicitaram esclarecimentos adicionais aos prestados no Balcão Aberto.

 

BALCÃO ABERTO

No âmbito do projeto de Capacitação LIFE14 CAP/PT/000004, coordenado pela APA, decorreram entre julho e agosto de 2016 sessões de Balcão Aberto, que visaram auxiliar os proponentes de candidaturas ao Programa LIFE, através do esclarecimento de dúvidas e dificuldades associadas a aspetos finais de formalização da proposta no sentido de a consolidar e melhorar.

Estas sessões realizaram-se em Lisboa e no Porto, tendo participado 5 e 3 entidades, respetivamente.

 

LIFE-Montado-Adapt - MONTADO & CLIMATE, A NEED TO ADAPT

Alentejo recebe novo projeto LIFE: LIFE-Montado-Adapt - MONTADO & CLIMATE, A NEED TO ADAPT.

Poderá consultar aqui o comunicado à imprensa, emitido pela Associação de Defesa do Património de Mértola, parceira coordenadora do projeto.