Campanha Vamos Gravar esta ideia!

Divulgação > Campanha Vamos Gravar esta ideia!

1. Enquadramento

A crescente utilização de computadores e leitores de suportes informáticos conduz ao consumo de elevadas quantidades de consumíveis informáticos, contribuindo para uma elevada produção de resíduos destes produtos. No entanto, não são conhecidos os quantitativos destes resíduos produzidos, contribuindo também para esta realidade o facto de não existir uma classificação específica para os mesmos, sendo estes classificados como 20 03 99 – Resíduos urbanos e equiparados não anteriormente especificados.

Embora a utilização de alguns suportes de informação descartáveis, como os CD e DVD, tenha vindo a diminuir devido à sua substituição por tecnologias mais modernas de armazenamento de informação, importa conceder-lhes um destino adequado, começando-se por se proceder à recolha destes resíduos que se encontrem na posse de cidadãos e entidades públicas ou privadas.

Os consumíveis informáticos não constituem um fluxo específico de resíduos per se, pelo que quando não integrados em resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, não dispõem, no seu fim de vida, de um circuito de recolha, tratamento e valorização adequados, acabando frequentemente por ser depositados juntamente com os resíduos indiferenciados, não se privilegiando a hierarquia das operações de resíduos e não se aproveitando o valor económico associado.

Com este objetivo foi planeada uma campanha de recolha de suportes informáticos de informação, que decorreu no âmbito de uma parceria estabelecida com diversas entidades que mostraram disponibilidade em colaborar no âmbito das suas atividades, e que visou oferecer uma resposta a curto prazo de recolha destes suportes informáticos usados, com vista ao seu encaminhamento para reciclagem.

Para o efeito, foram aprovadas as normas que permitiram a simplificação dos procedimentos suscetíveis de constituir um constrangimento ou um obstáculo à realização desta campanha, tendo sido publicada em Diário da República a Portaria n.º 75/2014, de 21 de março, que aprovou a Campanha de Recolha «Vamos Gravar Esta Ideia!», com o objetivo de promover a recolha de suportes de informação descartáveis usados.

 

Para entidades eventualmente interessadas em constituir-se como parceiros nesta Campanha de recolha, recomenda-se a consulta do Regulamento da Campanha e respetiva Adenda, bem como o contacto através da conta de e-mail vamosgravarestaideia@apambiente.pt .


2. Âmbito do projeto

A campanha de recolha teve um âmbito de aplicação delimitado, designadamente:

  • Resíduos: suportes de informação descartáveis usados (CD – compact disk; CD-R – recordable; CD-RW – rewritable; DVD – digital versatile disc; Blu-Ray)
  • Proveniência: particulares
  • Horizonte temporal: Até 30 de abril de 2015, em conformidade com a adenda ao Regulamento
  • Âmbito territorial: nacional (Portugal Continental)

 

3. Objetivos

Os objetivos principais da campanha estão sistematizados na seguinte tabela:

OBJETIVO

PORQUÊ

Assegurar a recolha do histórico acumulado destes resíduos

Face à crescente evolução tecnológica, prevendo-se o desaparecimento dos suportes de armazenamento de informação descartáveis, a principal preocupação é recolher o histórico acumulado destes resíduos e promover o seu correto encaminhamento, evitando a deposição em aterro

Neste momento não existe um circuito de recolha seletiva para estes resíduos e muitas pessoas estarão a guardar estes suportes usados nas suas casas, a aguardar uma solução viável

Promover o encaminhamento adequado destes resíduos

Visando privilegiar a hierarquia das operações de gestão de resíduos em detrimento da sua eliminação (por deposição em aterro ou incineração)

Aferir o potencial destes resíduos existentes

Aferir o nível de adesão dos utilizadores particulares e não particulares

Neste momento não são conhecidas quantidades destes resíduos; este conhecimento poderá vir a servir para estudo de viabilidade de eventual gestão continuada deste fluxo emergente

Avaliar resultados

Definição de eventual estratégia após a campanha de recolha

 

4. Caracterização da Campanha

A recolha seletiva de CD/DVD usados é efetuada em locais estratégicos, designadamente os locais já disponibilizados pelos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos e pela distribuição ou a rede de recolha Pickup da Chronopost.  Aderiram os pontos de recolha indicados aqui.

A recolha seletiva destes resíduos visou o respetivo encaminhamento para destino adequado, designadamente a valorização, em detrimento do encaminhamento indiferenciado, com destino na eliminação através de deposição em aterro ou incineração. Desta forma contribuiu-se para uma gestão eficiente dos recursos.

Para o efeito, foram utilizados contentores próprios individualizados, em cartão, de forma a evitar o acesso aos consumíveis já depositados. No caso dos utilizadores que possuiam grandes quantidades destes resíduos, puderam entregá-los diretamente no armazém da Chronopost.

O destino final para efeitos de valorização foi assegurado por operadores de gestão de resíduos devidamente licenciados.