Boas Práticas

Divulgação > Projetos > Semana Europeia da Mobilidade/ Ações para a Mobilidade > Boas Práticas

O essencial na divulgação de boas práticas é fazer a disseminação da informação disponível ao maior número possível de potenciais interessados. Se uma determinada abordagem ou ação funciona bem num local, pode ser que também tenha sucesso noutro, da mesma forma ou com adaptações, ou pode chegar-se à conclusão que não tem qualquer hipótese de aplicação noutro contexto.

Pretende-se, pois, por um lado, ajudar as autoridades locais a enfrentarem os desafios colocados pela mobilidade na atualidade:

- facilitando o acesso a informação pertinente

- permitindo que beneficiem de experiências testadas noutros locais com êxito

- promovendo a procura de parceiros adequados para o desenvolvimento de ações ou para a implementação de medidas ou projectos

- estimulando o pensamento criativo

e, por outro, reconhecer publicamente o mérito de ações, atividades e medidas levadas a efeito, com vista à promoção da mobilidade sustentável, à melhoria do ambiente e da qualidade de vida dos cidadãos.

Pretende, ainda, possibilitar o desenvolvimento de contactos com os municípios com experiência numa determinada área, estimulando a discussão de benefícios e/ou dificuldades encontradas, bem como fatores chave de sucesso e aumentar o âmbito e a qualidade das iniciativas que procuram influenciar a mudança de comportamentos no que toca a escolha do modo de transporte dos cidadãos.

Num primeiro momento, disponibilizam-se aqui alguns exemplos de anos anteriores (2005 e 2006) em formato de texto, altura em que não existiam ainda as fichas de caracterização de Boas Práticas.

A partir de 2007, foram introduzidas Fichas de Caracterização com uma estrutura comum, que deverão ser preenchidas pelos municípios após a realização da Semana Europeia da Mobilidade e devolvidas à APA para, disponibilização online e envio à Coordenação Europeia da iniciativa.

Estas fichas poderão contemplar boas práticas em vários domínios, de que se disponibilizam aqui alguns Exemplos.

Anualmente a Coordenação Europeia publica algumas das melhores práticas das C.M. durante cada evento, os vários Guias de Boas práticas:

 

Best Practice Guide 2016     (Lisboa)

Best Practice Guide 2015

Best Practice Guide 2014

Best Practice Guide 2013

Best Practice Guide 2012

Best Practice Guide 2011     (Almada)

Best Practice Guide 2010    

Best Practice Guide 2009     (Almada)

Best Practice Guide 2008     (Mirandela)

Best Practice Guide 2007     (Évora)