Tema 2018

Divulgação > Projetos > Semana Europeia da Mobilidade/ Ações para a Mobilidade > Tema 2018

"Combina e Move-te"

A Comissão europeia está empenhada em reduzir as emissões de CO2, o congestionamento do tráfego e a poluição do ar para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos europeus e atingir os objetivos fixados pelo Acordo de Paris. Assim, a Comissária Europeia dos Transportes, Violeta Bulc, pediu para 2018 ser o "Ano da multimodalidade" - um ano em que a Comissão pretende fomentar a importância da multimodalidade no sistema de transporte da UE.

A "multimodalidade" no sector dos transportes, ou "transporte multimodal", é a utilização de diferentes modos (ou meios) de transporte na mesma viagem. O conceito aplica-se tanto ao transporte de mercadorias como ao transporte de passageiros. A multimodalidade aproveita as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia, tais como: conveniência, velocidade, custo, confiabilidade, previsibilidade, etc. e que, em combinação entre si, podem oferecer soluções de transporte mais eficientes (para pessoas e bens) que ajudarão a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego e ainda tornar todo o setor mais ecológico, mais seguro e eficiente em termos de custos.

Em cada ano a Coordenação europeia juntamente com os Coordenadores nacionais e sob orientações da Comissão europeia, escolhe um slogan específico para cada edição da iniciativa.

Este ano pretende-se dar grande ênfase à Multimodalidade que é o tema para 2018 e o slogan que acompanhará a campanha é “Mix and Move!”.

Assim sendo, para a edição da Semana Europeia da Mobilidade 2018, o slogan em português é “Combina e Move-te!”.

Veja aqui a versão portuguesa do filme promocional da campanha.