Tabela de Valores-Guia Normalizados de Biovolume de Fitoplancton

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No âmbito dos programas de monitorização de rotina, e com o objectivo de reduzir a morosidade das análises microscópicas de fitoplâncton, diversos países utilizam os valores médios de biovolume por taxon, calculados a partir de séries longas de dados, o que permite utilizar uma ferramenta prática de análise de biovolumes que simplifica o processo de determinação e, simultaneamente, permite sistematizar o erro, reduzindo assim a dispersão de resultados entre analistas. Neste contexto, foi desenvolvida uma Tabela de Valores-Guia Normalizados de Biovolume para Portugal, que inclui as espécies mais representativas de fitoplâncton que ocorrem nas Lagoas Naturais dos Açores e nas Albufeiras do Continente.

 

●  Manual para a Avaliação da Qualidade Biológica da Água em Lagos e Albufeiras segundo a DQA.

    Guia de utilização da tabela de valores-guia normalizados de biovolume e determinação do biovolume através de procedimentos

    laboratoriais.

 

●  Tabela de Valores-Guia Normalizados de Biovolume - Versão 1.0

 

O trabalho de desenvolvimento da tabela de valores-guia normalizados de biovolume para Portugal foi promovido pelo Instituto da Água, I.P. Para este feito criou-se um grupo de trabalho envolvendo especialistas na matéria, de diversas instituições, e sem os quais esta tarefa não seria possível. Participaram no desenvolvimento desta tabela e deste documento: Leonor Cabeçadas (Agência Portuguesa do Ambiente), Vitor Gonçalves (Universidade dos Açores), Vitor Vasconcelos (CIIMAR), Fátima Brito, Isabel Andrade, João Morais (CIIMAR) e Margarida Medeiros (Secretaria Regional do Ambiente e do Mar do Governo dos Açores). Posteriormente este documento foi ainda revisto e comentado pelos membros do Grupo Nacional de Fitoplâncton e pelos participantes dos Ensaios Laboratoriais de Fitoplâncton promovidos pelo Instituto da Água, I.P. desde 2009.