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O projeto RadAR

 

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RadAR | Os estudantes como atores-chave na gestão do radão

Duração: 9 meses (Setembro 2023 - Maio 2024)

Orçamento: 25 000€

 
Motivação

O radão é um gás radioativo natural, proveniente das rochas e dos solos, e a sua concentração no interior dos edifícios depende principalmente das características geológicas, do tipo de construção e do uso do edifício. A exposição prolongada ao radão no interior dos edifícios tem efeitos nocivos sobre a saúde humana, sendo uma das causas para o aparecimento de cancro do pulmão. Medir a sua concentração nos espaços interiores é a única forma de saber se as concentrações deste gás excedem o nível de referência nacional (300 Bq/m3) e é o primeiro passo na tomada de decisão dos cidadãos para a redução da sua exposição a concentrações elevadas de radão. Dada a preocupação dos efeitos da exposição ao radão na saúde humana, torna-se importante consciencializar a população sobre esta temática, incentivar a medição de radão nas suas habitações e a agir para reduzir a exposição nos casos em que essas concentrações sejam elevadas.

O RadAR – Os estudantes como atores-chave na gestão do radão é um projeto nacional aprovado no concurso de ciência cidadã lançado pelo projeto RadoNorm e foca-se na problemática da exposição a concentrações elevadas de radão no interior de edifícios, colocando os estudantes como a força motriz da sensibilização das comunidades em que estes se inserem.

 

Objetivos

Através de um projeto escolar, os alunos irão criar e implementar uma estratégia de comunicação local que conduza a comunidade a fazer a medição de radão nas suas habitações e a agir no sentido de reduzir a sua exposição, nos casos em que se detetem concentrações elevadas.

O RadAR tem como objetivos:

  • Promover a consciencialização da população sobre o radão e os seus efeitos na saúde;
  • Promover a monitorização de radão numa zona do país ainda pouco caracterizada;
  • Fornecer aos cidadãos as informações necessárias para uma efetiva redução da concentração de radão nos casos em que se verifiquem concentrações elevadas.

No decorrer do projeto serão distribuídos 300 detetores passivos de radão. Após as medições, os voluntários que verifiquem ter concentrações elevadas de radão nas suas habitações receberão informações (adaptadas às características da sua habitação) sobre que medidas podem implementar para reduzir os níveis de radão.

 

Planeamento

Mês 1 – Apresentação do projeto e da equipa RadAR às turmas envolvidas

O projeto arranca com uma reunião entre a equipa do projeto e cada uma das turmas selecionadas: Escola Secundária de Ponte de Sor, Escola Secundária de São Lourenço e Escola Secundária Mouzinho da Silveira, todas no Distrito de Portalegre.

O objetivo desta sessão é dar a conhecer o projeto e a problemática do radão e com isto incentivar os alunos a criarem uma campanha de comunicação e monitorização locais. Para incentivar a participação dos alunos usou-se a estratégia de gamificação, tendo sido criados três prémios: maior taxa de recuperação de detetores, melhor material de comunicação e melhor apresentação de resultados.

Meses 2 e 3 – Planeamento da ação de sensibilização e início da monitorização

As estratégias de sensibilização implementadas por cada escola na sua comunidade têm como objetivo distribuir 100 detetores passivos a voluntários, perfazendo um total de 300 medições de radão, distribuídas pelo distrito de Portalegre. Estas ações passam por desenvolver campanhas de monitorização, criação de materiais de disseminação e realização de eventos locais que permitam a distribuição dos detetores na comunidade.

Meses 3 a 5 – Monitorização das habitações e recuperação dos detetores

Os voluntários farão a monitorização de radão nas suas habitações pelo período de 3 meses. Decorrido esse período, os detetores serão recolhidos pelos alunos, entregues à equipa do RadAR para serem analisados no Laboratório de Proteção Radiológica e Segurança (LPSR) do Instituto Superior Técnico (IST).

Mês 6 – Análise dos detetores

Após a análise em laboratório, a concentração de radão de cada habitação será comunicada ao respetivo voluntário e, caso sejam detetadas concentrações elevadas, serão fornecidas informações adequadas para promover a aplicação de medidas de remediação para minimizar a exposição ao radão.

Meses 7 e 8 – Análise dos resultados pelos alunos

Os resultados serão entregues, anonimizados, às turmas para fazerem o seu tratamento e análise estatística.

Mês 9 – Apresentação dos resultados à comunidade

A divulgação dos resultados à comunidade será feita pelas turmas envolvidas e será acompanhado pela apresentação de medidas de remediação existentes para reduzir a exposição ao radão. Para além de uma sessão pública, os alunos poderão escolher outras formas de divulgação que considerem mais eficazes como, poster científico, artigos de jornal, entre outros.

Adicionalmente será organizado um evento final em Lisboa, em que todos os alunos poderão participar. Os alunos terão a oportunidade de fazer uma visita aos Laboratórios de Investigação do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares do IST, incluindo ao LPSR onde se faz a determinação de concentração de radão. Para encerrar o projeto será organizada uma sessão no Pavilhão do Conhecimento, onde cada turma irá apresentar os resultados obtidos e a sua experiência no decorrer do projeto. A equipa RadAR fará uma avaliação geral da implementação do projeto, dos seus resultados, terminando com a entrega dos Prémios RadAR.

 

Instituições envolvidas

Este projeto é desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico (IST), pela Agência Portuguesa do Ambiente, com o apoio da Ciência Viva. O projeto RadAR é financiado pelo projeto RadoNorm no âmbito do concurso para projetos de ciência cidadã.

O projeto RadoNorm é financiado pelo programa de investigação e formação Euratom 2019-2020 ao abrigo do acordo de subvenção n.º 900009.

 

Palavras-chave

Ciência cidadã

Sensibilização da população

Medição de radão em habitações

Redução da exposição ao radão

 

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