Passar para o conteúdo principal

Voluntariado e ciência cidadã

O Lixo Marinho é um tema de preocupação global por isso inúmeras são as organizações, agências, instituições nacionais e internacionais que se dedicam a desenvolver ações com o objetivo de aumentar a literacia e o conhecimento sobre esta matéria.

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DO LIXO MARINHO (APLM)  http://www.aplixomarinho.org/

A APLM tem por missão a defesa, conservação, e preservação do ambiente face aos impactes do lixo nos ecossistemas marinhos, costeiros, estuarinos e os associados a águas interiores; a sensibilização, consciencialização e co-responsabilização da sociedade para valores de consumo sustentável e cidadania, solidariedade e preservação ambiental. Visa ainda a prossecução de atividades formativas, bem como a elaboração, edição e divulgação de estudos e outras publicações relevantes nesta área.

DOCAPESCA http://www.docapesca.pt/pt/comunicacao/noticias/item/mar-sem-lixo.html

O projeto A PESCA POR UM MAR SEM LIXO tem como principais objetivos melhorar a gestão de resíduos a bordo das embarcações de pesca e nos portos de pesca e sensibilizar os pescadores para a importância da adoção ou manutenção de boas práticas ambientais. Ao promover a recolha seletiva dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca e disponibilizando as infraestruturas adequadas para a sua receção em terra, este projeto vem unir pescadores e portos na melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa e na preservação dos ecossistemas marinhos.

Em todos os portos o projeto decorre em parceria com os municípios e as entidades de gestão de resíduos regionais e outras, e conta com o apoio e colaboração das associações de pescadores e armadores.

Portos aderentes (2020): Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Matosinhos, Aveiro, Figueira da Foz, Peniche, Nazaré, Ericeira, Cascais, Sesimbra, Setúbal, Sines, Sagres, Lagos, Portimão, Quarteira, Olhão e Culatra.

COASTWATCH https://coastwatchnacional.wixsite.com/coastwatch-portugal

O Projeto Coastwatch é um projeto europeu de educação ambiental para a sustentabilidade e e ciência cidadã que apela à realização de saídas de campo através de percursos pedestres em zonas costeiras portuguesas (praias, estuários, lagoas, complexos lagunares), fora da época balnear cidadania participativa. Coordenado em Portugal pelo GEOTA desde 1990, o projeto destina-se à comunidade educativa e público em geral e conta com o apoio de dezenas de coordenadores regionais, de escolas, ONG, autarquias, associações e outras entidades.

OCEAN ALIVE https://www.facebook.com/ocean.alive.org/

Ocean Alive é uma ONG portuguesa empenhada na conservação do oceano.

A sua missão é proteger o oceano, transformando comportamentos, por meio da educação marinha e do envolvimento das comunidades costeiras locais. 

A iniciativa MARISCAR SEM LIXO, coorganizada pela Associação da Comunidade Piscatória da Carrasqueira, pretende alertar para o problema global do plástico no oceano e sensibilizar os mariscadores de lingueirão para não deixarem no areal as embalagens de sal fino que utilizam para capturar o bivalve.

Para lutar contra esta realidade, a bióloga Raquel Gaspar criou o projeto "GUARDIÃS DO MAR". São pescadoras e mariscadoras da região de Setúbal, Troia e da Carrasqueira que se uniram num projeto para impedir a degradação das pradarias marinhas no estuário do Sado.

BRIGADA DO MAR http://www.brigadadomar.org/

A Brigada do Mar é uma associação de voluntários que desde 2009 desenvolve ações de proteção da biodiversidade e de intervenção ambiental, com especial foco na descontaminação e limpeza de praias da orla marítima portuguesa fora das áreas concessionadas.

STRAWPATROL @StrawPatrol - Vamos acabar com as palhinhas de plástico! https://www.facebook.com/StrawPatrol/?hc_ref=ARSAbBPf_UinCjfJnZ5vxMMwTTAiWA1UDWvCS1ZdVd--SCIH-YMNwDaAD8jLWaL1FAA&fref=nf

A Straw Patrol nasceu da vontade de mudar comportamentos. Pretendem dar a conhecer não só os problemas associados ao lixo marinho, mas também contribuir para um ambiente mais limpo, para oceanos que não sejam de plástico. Em particular pretendem incentivar à redução do uso de palhinhas de plástico, revelar os impactos e sugerir soluções.

Feel4Planet@Feel4Planet  

Organiza e participa em ações de limpeza tanto de praias como áreas urbanas com vários temas nomeadamente as beatas de cigarro entre outras atividades. Para mais informação consultar: https://www.facebook.com/Feel4Planet/?ref=page_internal

MISSÃO BEATÃO http://missaobeatao.org/?fbclid=IwAR2SjmVpEueMUqA9Hj2s1iShSczs7fjwa4JrOFBIa2W9gKgjeodWdl4T-Yo

A Associação Missão Beatão pretende envolver todos na grande iniciativa de Planeta Sustentável cujos resultados serão sempre um contributo para a melhoria do ambiente mas essencialmente para um despertar de consciências para a mudança de atitude relativamente ao descarte incorreto de beatas de cigarro.

AGÊNCIA EUROPEIA DO AMBIENTE  https://www.eea.europa.eu/themes/water/europes-seas-and-coasts/assessments/marine-litterwatch

A Agência Europeia do Ambiente desenvolveu uma aplicação móvel Marine LitterWatch para fortalecer a base de conhecimento da Europa e, assim, fornecer suporte à formulação de políticas europeias.

Fomenta a realização de campanhas de limpeza recolhendo os resultados das mesmas através da aplicação. Os Cidadãos europeus ajudam assim a combater o lixo marinho.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O AMBIENTE (PNUA) https://www.unep.org/explore-topics/oceans-seas

O PNUA é a principal autoridade ambiental mundial que define a agenda ambiental global, promove a implementação coerente da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável dentro do sistema das Nações Unidas e atua como um defensor autorizado do ambiente global.

A sua missão é fornecer liderança e incentivar a parceria no cuidado com o ambiente, inspirando, informando e permitindo que as nações e os povos melhorem a sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Addressing Marine Plastics: A Systemic Approach – Recommendations for Actions

https://www.unep.org/resources/report/addressing-marine-plastics-systemic-approach-recommendations-actions

Este relatório identifica lacunas para abordar os plásticos marinhos em cada fase da cadeia de valor e recomenda ações a serem tomadas por diferentes partes interessadas para alcançar uma economia circular para os plásticos ao nível global. O relatório também recomenda ações em setores prioritários onde os resíduos de plástico são substanciais e os impactos no ambiente elevados

Seas At Risk www.seas-at-risk.org

Seas At Risk é uma organização chapéu de Organizações Não Governamentais de ambiente de toda a Europa que promove políticas ambiciosas de proteção marinha a nível europeu e internacional. De Portugal são membros GEOTA e QUERCUS

A 4 de maio de 2021 apresentou o seu relatório “At a crossroads: Europe’s role in deep- sea mining”. https://seas-at-risk.org/27-deep-sea-mining/1138-europe-at-a-crossroads-protecting-the-deep-sea-or-letting-mining-destroy-it.html

O relatório apresenta uma visão geral das políticas da UE relacionadas com a mineração em alto mar, bem como as políticas relacionadas com o Pacto Ecológico Europeu. O relatório aborda a exploração de mineração em águas profundas em águas internacionais, bem como nos mares europeus. 

PLASTIC SOUP FOUNDATION https://www.plasticsoupfoundation.org/en/

É uma organização ambiental de ‘problema único’ que se preocupa com: parar a poluição por plástico na sua fonte.

Como parte dessa missão, alertam a indústria e os governos para aquilo em que eles ficam aquém do compromissos assumidos. Também colocam um enfoco especial na relação entre plásticos e saúde humana. Um trabalho recente neste campo inclui campanhas sobre microplásticos (campanhas BEAT THE MICROBEAD! e OCEAN CLEAN WASH! ) e os efeitos dos resíduos plásticos dos produtos de cosmética, higiene pessoal e dos detergentes, produtos de limpeza, abrasivos e lubrificantes sobre a saúde e, especialmente, a parceria PLASTIC HEALTH COALITION. A educação está na base de tudo o que fazem, pois acreditam que as crianças são o futuro.

WASTE FREE OCEANS (WFO)  https://www.wastefreeoceans.org/

A missão da Waste Free Oceans é recolher e transformar o plástico do oceano. A recolha e transformação do plástico oceânico em produtos novos e inovadores, através de parcerias com recicladores, conversores e marcas para otimizar o uso dos recursos disponíveis e aumentar a consciencialização sobre a poluição do plástico.

MARINE CONSERVATION SOCIETY (UK)  http://www.mcsuk.org/

É uma comunidade de amantes do oceano em todo o Reino Unido, todos trabalham juntos em prol da sua visão de um mar cheio de vida, onde a natureza floresce e as pessoas prosperam. Luta por um oceano mais limpo, mais protegido e mais saudável: um oceano de que todos possamos desfrutar.

KIMO INTERNATIONAL https://www.kimointernational.org/

Em 2004, a KIMO International deu início a um projeto simples - Fishing for Litter (https://fishingforlitter.org/), para resolver o problema do lixo marinho. Este projeto visa reduzir o lixo marinho ao envolver uma das principais partes interessadas, a indústria pesqueira.