Passar para o conteúdo principal

Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barragens

Os objetivos da Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barragens (CNPGB) são:

- Contribuir para a compreensão geral do papel desempenhado pelas barragens na satisfação das necessidades da sociedade.

- Estabelecer os contactos entre especialistas portugueses e estrangeiros, para intercâmbio de experiências sobre a problemática das barragens.

- Manter o nível de conhecimentos sobre planeamento, construção, exploração, manutenção e segurança das barragens em Portugal.

- Contribuir para a consciencialização ambiental no campo do planeamento, construção e exploração de grandes barragens.

- Contribuir para o trabalho da Comissão Internacional de Grandes Barragens, através da participação nos comités técnicos, nas reuniões anuais e nos congressos.

- Divulgar o trabalho e as publicações da Comissão Internacional de Grandes Barragens.

A CNPGB é presidida pelo Presidente da APA e secretariada pelo Gabinete de Segurança de Barragens, da APA. Os seus membros são eleitos de 5 em 5 anos, de entre candidatos propostos com base no seu conhecimento e experiência no domínio das grandes barragens.

Esta Comissão foi constituída em 1948 e tem sido objeto de atualização, sendo a composição atual regulamentada pelo despacho n.º 6012/2004, do Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, publicado no Diário da República n.º 73, II Série, de 26 de Março.