Passar para o conteúdo principal

Alentejo_Clima em Escassez Hídrica

O projeto “Alentejo_Clima em Escassez Hídrica” envolve atores da região do Alentejo a adaptação às alterações climáticas e na melhoria da gestão dos recursos hídricos.

Portugal enfrenta grandes desafios no que diz respeito à escassez hídrica, e a região do Alentejo em particular, devido às variações climáticas inerentes ao seu clima mediterrânico e, neste contexto, urge atuar com vista à adaptação do território às alterações climáticas.

Neste contexto, o projeto “Alentejo_Clima em Escassez Hídrica” visa capacitar e sensibilizar diferentes atores da região do Alentejo para intervir no território, em prol da adaptação às alterações climáticas e, em especial, da melhoria da gestão dos recursos hídricos.

Com uma duração de 24 meses, esta iniciativa é cofinanciada pela União Europeia através do Alentejo 2020, envolvendo um investimento total elegível de € 234.399 e beneficiando de apoio do Fundo Social Europeu no montante de € 199.239,15.

 

Rede de Câmaras Municipais do Alentejo pelo Clima e a Água

O 1º Webinar da Rede de Câmaras Municipais do Alentejo pelo Clima e a Água realizou-se no dia 9 de março de 2022 e foi dedicado ao tema das Boas Práticas de Sensibilização Ambiental sobre as questões da água.

 

Alentejo em escassez hídrica na rádio

Aceda aqui aos podcasts dos programas que passaram na Rádio Pax (12 minutos cada):

1.º programa | Desafios regionais das alterações climáticas, com André Matoso e Afonso do Ó

2.º programa | Resíduo ou recurso? A reutilização de águas residuais tratadas, com Nuno Brôco e Anabela Rebelo

3.º programa | A Água ao longo da história, com Virgílio Lopes