Passar para o conteúdo principal

Anualmente, são entregues, pela Comissão Europeia, 2 Prémios SEM, um na categoria “grandes cidades” (população superior a 100.000) e outro na “pequenas cidades” (inferior a 100.000) como reconhecimento da extraordinária qualidade das atividades realizadas no decurso de cada edição da Semana Europeia da Mobilidade.

Estes prémios permitem uma maior visibilidade e reforçam a importância do esforço significativo que os municípios fazem na promoção da mobilidade urbana sustentável durante a realização da Semana Europeia da Mobilidade.     

A 22 de março 2021 a Comissão Europeia divulgou, em comunicado à imprensa, as cidades finalistas que concorrem ao Galardão SEM 2020, ou seja, da edição passada com o tema “Emissões Zero, Mobilidade para todos”.

 

Na categoria “Grandes Municípios” apresentavam-se:

Na categoria “Pequenos Municípios” apresentavam-se:

  • Bruck an der Leitha (Áustria)
  • Lilienthal (Alemanha)
  • Nea Moudania (Grécia)

 A 19 de abril de 2021 realizou-se a cerimónia de entrega dos Prémios de Mobilidade Urbana Sustentável, entre os quais o galardão SEM, altura em que foram revelados os municípios vencedores:

Foi possível acompanhar a transmissão ao vivo deste evento que teve lugar em Bruxelas, e contou com a presença da Comissária Europeia dos Transportes, Adina Valean e do Diretor-Geral Adjunto da DG da Mobilidade e dos Transportes, Matthew Baldwin.