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Mapas municipais de ruído e mapas estratégicos de ruído

A monitorização e avaliação de ruído ambiente, fundamental para a gestão de ruído ambiente exterior, é efetuada através da representação gráfica em mapa, dos níveis sonoros para determinado local e relativos a determinado período de tempo. Estas representações gráficas são denominadas de mapas de ruído.

O mapa de ruído é um descritor do ruído ambiente exterior expresso pelos indicadores: Lden (nível sonoro médio de longa duração associado ao incómodo no período das 24 horas do dia) e Ln (nível sonoro médio de longa duração associado ao incómodo no período noturno, das 23h00 às 7h00). Por cada um destes indicadores é produzida uma peça desenhada, um mapa, onde se desenham isolinhas de ruído – linhas que unem pontos com igual nível sonoro, designadas por isófonas – e que delimitam áreas por classes de níveis sonoros, normalmente de 5 em 5 dB(A). O mapa de ruído é constituído por duas peças desenhadas distintas, uma para o indicador Lden e outra para o indicador Ln.

No âmbito do Regulamento Geral de Ruído, os municípios são obrigados a caracterizar o seu ambiente sonoro através da elaboração de um mapa municipal de ruído (MMR) que resulta do somatório dos contributos das várias fontes de ruído no município, as redes rodoviária, ferroviária, e os aeroportos ou aeródromos se existentes, e as zonas industriais ou outras fontes relevantes.  

Para consultar os mapas municipais de ruído existentes em Portugal continental, aceda aqui

Mapa municipal de ruído (fonte CM Lisboa)

No âmbito do Regime de Avaliação e Gestão do Ruído Ambiente, existem obrigações de caracterização do ambiente sonoro através da elaboração de mapas estratégicos de ruído (MER) para as grandes infraestruturas de transporte (GIT) rodoviárias, ferroviárias e aéreas acima de determinados limiares de tráfego e para as aglomerações - municípios com mais de 100 mil habitantes e densidade populacional igual ou superior a 2500 habitantes por quilómetro quadrado. As entidades responsáveis pela elaboração dos mapas estratégicos de ruído são as entidades gestoras das GIT e os municípios mencionados.

À semelhança do mapa municipal de ruído, o mapa estratégico de ruído é um descritor do ruído ambiente exterior, expresso pelos mesmos indicadores: Lden e Ln de onde resultam duas peças desenhadas, uma por cada indicador de ruído. Para além das peças desenhadas, os MER integram, obrigatoriamente, estimativas da população exposta em cada uma das classes de ruído, por cada uma das fontes sonora.

Os MER de GIT apenas contabilizam o ruído produzido por essa infraestrutura, no caso das aglomerações o MER é constituído por peças desenhadas distintas para o ruído de tráfego rodoviário, ferroviário, aéreo e ruído industrial desagregando as fontes de ruído do mapa municipal.

Para consultar os mapas estratégicos de ruído de:

  • GIT rodoviário, aceda aqui
  • GIT ferroviário, aceda aqui
  • GIT aéreo, aceda aqui
  • Aglomerações, aceda aqui