Passar para o conteúdo principal

Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental - COSMO

O Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental (COSMO) consiste na recolha, processamento e análise de informação sobre a evolução das praias, dunas, fundos submarinos próximos e arribas ao longo da faixa costeira de Portugal Continental.

Este programa define padrões para a recolha, processamento e análise dos dados e inclui a realização de levantamentos topográficos (com meios terrestres e aéreos) e hidrográficos em vários locais de maior vulnerabilidade e com maior exposição de pessoas e bens a situações de risco.

Os resultados obtidos com o Programa COSMO contribuem para a otimização da gestão costeira e para a tomada de decisão informada e atempada baseada em evidências.

A informação produzida é relevante para a caracterização da situação atual e da tendência evolutiva da faixa costeira, para a compreensão dos impactes das alterações climáticas sobre a faixa costeira e definição de estratégias de adaptação, na avaliação do sucesso das intervenções de proteção costeira já realizadas e na definição das estratégias de ordenamento e planeamento costeiro e de novas intervenções de proteção costeira, bem como na otimização da gestão de situações de risco (i.e. erosão, galgamento, instabilidade de arribas, danos em obras de proteção/defesa costeira).

O Programa COSMO foi concebido e desenvolvido pela APA, sendo cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito de Aviso-Convite POSEUR-09-2015-25 referente à “Proteção do Litoral - Ações Materiais e Ações que visam a produção de conhecimento, gestão da informação e monitorização”.