Passar para o conteúdo principal

A RADNET é a rede nacional de alerta de radioatividade no ambiente, medindo em contínuo a radiação gama no ar e nos principais rios internacionais (Tejo, Douro e Guadiana). Os valores da RADNET estão disponíveis para consulta ao público através do link https://radnet.apambiente.pt/.

A implementação da RADNET teve início em 1989 e atualmente o sistema integra várias estações de medição da radioatividade no ar espalhadas pelo território continental e regiões autónomas, com o pressuposto de garantir uma boa cobertura da zona da fronteira com Espanha, dos grandes centros populacionais de Portugal e de locais relevantes para o trânsito matérias radioativas. 

Para consulta da distribuição da Rede-de-alerta-de-radioactividade-no-ambiente.

Recentemente foram substituídas todas as estações mais antigas da RADNET por versões mais recentes com capacidade para identificar os radionuclídeos presentes no ambiente, permitindo discernir melhor a potencial origem de qualquer aumento não expectável da radioatividade.

Assim, atualmente a RADNET é constituída por estações do fabricante Envinet, modelo Sara, que para além de medirem os débitos de dose de radiação gama no ambiente (na grandeza de H*(10)), possuem a capacidade de identificar os radionuclídeos que contribuem para o débito de dose medido. Em particular, estas estações permitem distinguir se a radioatividade presente no ambiente é devida a radionuclídeos naturais ou de origem antropogénica.

 

A RADNET inclui também estações de monitorização contínua da água dos rios internacionais Douro, Tejo e Guadiana. Estas estações são também do fabricante Envinet, modelo Sara Water, medindo o débito de radiação gama no ambiente (na grandeza de H*(10)) e tendo também capacidade espectroscópica.

Com estas novas estações tornar-se-á possível detetar concentrações muito baixas de radionuclídeos artificiais no ambiente, permitindo a identificação rápida e eficaz de eventos nucleares ou radiológicos, o que contribui para uma melhoria significativa nas funções de alerta rápido da RADNET.

Em caso de necessidade, esta rede pode ser complementada com uma estação instalada num veículo e duas estações portáteis também do fabricante Envinet, modelo Mira, que podem ser instaladas temporariamente em qualquer local do território.

Em situação normal, a estações enviam periodicamente os valores de radioatividade medidos no ambiente e outras informações relevantes, nomeadamente ocorrências de natureza técnica.  Sempre que os níveis de radiação no ambiente estejam acima dos valores limite pré-estabelecidos as estações enviam de imediato um alerta para a unidade central localizada na Sede da APA. Neste caso, o alarme recebido na unidade central ativa automaticamente um aviso sonoro e visual nas instalações da APA  que é reencaminhado para o técnico de serviço que fará a avaliação inicial da situação e despoletará os mecanismos de resposta adequados.

O Programa de Garantia de Qualidade (PGQ) inclui um programa de inspeção e manutenção anual para todas as estações, para verificar o adequado funcionamento das mesmas, e a sua reparação, sempre que necessário, em prazos não superiores a 24 horas no continente e 48 horas nas Regiões Autónomas. Sempre que uma estação necessite de manutenção ou reparação mais prolongada é substituída por uma estação portátil. No entanto, os valores desta nova estação não se encontram disponíveis em contínuo ao público.