Passar para o conteúdo principal

Semana Europeia da Mobilidade

Anualmente de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.

 

Após o sucesso do Dia Europeu sem Carros (DESC), em 2000 e 2001, foi lançada em 2002 a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), mais concretamente a 19 de abril, durante a Semana Verde, em Bruxelas, pela Comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia. Esta campanha é uma parceria entre a Coordenação Europeia, as Autoridades locais e a Comissão Europeia. Para mais informações sobre a organização ver aqui).

Anualmente de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.

A campanha DESC surgiu na sequência de uma diretiva europeia (diretiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de setembro de 2000.   

   
Na cerimónia de lançamento da campanha do DESC, presidida pela Comissária para o Ambiente, Margot Wallstrom, que se realizou em Bruxelas, a 4 de fevereiro de 2000, Portugal foi um dos países europeus a assinar a Declaração Europeia, comprometendo-se, assim, a participar nesta iniciativa.

  Objetivos principais:

  • Encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído;
  • Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente;
  • Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade;
  • Proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Gante, 24-03-2023, Coordenadores nacionais, Secretariado Europeu e Comissão Europeia
Gante, 24-03-2023 - Coordenadores Nacionais, Secretariado Europeu e Comissão Europeia

 

MOBILITYACTIONS

Com os mesmos objetivos mas ao contrário da participação na Semana Europeia da Mobilidade, que acontece apenas de 16-22 de setembro, e é exclusiva às Câmaras Municipais, as MOBILITYACTIONS podem ser registadas durante o ano inteiro e por qualquer entidade. Não importa se as ações duram apenas um dia, ou um mês - o que é importante é que promovam uma mudança comportamental no sentido de uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável.

Seja uma deslocação de bicicleta para o trabalho, na companhia de vizinhos, ou um empresário que adota medidas específicas para incentivar os seus funcionários a deslocarem-se para o trabalho, de transporte público, todas as MOBILITYACTIONS podem ser registadas online e são divulgadas no portal europeu da SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE, ações que, inclusivamente, podem ser promovidas usando os materiais da campanha. Partilhe com o mundo inteiro, os passos que dá para uma deslocação mais inteligente!

Pretende-se, desta forma, expandir e complementar o  formato da Semana Europeia da Mobilidade com atividades a decorrer o ano inteiro, e criar uma única comunidade online, focada no transporte urbano sustentável na Europa, abrindo novas oportunidades que o antigo não permitia, como o registo de ações desenvolvidas no contexto da mobilidade, não apenas inseridas no âmbito da SEM, e por entidades que não apenas as Câmaras Municipais.

No novo modelo/plataforma, os promotores da SEM, autoridades locais, ONG, sociedade civil, operadores de transporte, entidades privadas, e outros, poderão registar e mostrar as suas iniciativas, inspirar-se em novas ideias, obter informações, e candidatar-se a prémios de mobilidade urbana sustentável. 

 

Logos dos Parceiros