Passar para o conteúdo principal

O mapa estratégico de ruído é um descritor do ruído ambiente exterior, expresso por indicadores: Lden (nível sonoro médio de longa duração associado ao incómodo no período das 24 horas do dia) e Ln (nível sonoro médio de longa duração associado ao incómodo no período noturno (das 23h00 às 7h00)), traçado numa carta onde se representam isófonas e onde as áreas por elas delimitadas correspondem a uma determinada classe de valores expressos em dB(A).

O MER de uma aglomeração é constituído por peças desenhadas distintas para o ruído de tráfego rodoviário, ferroviário, aéreo e ruído industrial desagregando as fontes de ruído do mapa municipal. É expresso pelos indicadores Lden e Ln, em classes de valores de 5 em 5 dB(A).

Para além das peças desenhadas, o MER integra obrigatoriamente uma estimativa da população exposta em cada uma das classes de ruído, por cada uma das fontes sonora.

O MER de uma GIT só contabiliza o ruído produzido por essa GIT, sendo também expresso pelos indicadores Lden e Ln, em classes de valores de 5 em 5 dB(A), e deve igualmente integrar estimativas da população exposta a ruído.

Para consultar os mapas estratégicos de ruído existentes em Portugal, incluindo nas Regiões Autónomas, aceda aqui

Para saber mais