Passar para o conteúdo principal

Escala Internacional de Eventos Nucleares (INES) da International Atomic Energy Agency é uma ferramenta para comunicação ao público da severidade em termos de segurança dos eventos nucleares e radiológicos. Cada estado-membro da IAEA pode usar voluntariamente a escala INES para avaliar e comunicar este tipo de eventos que ocorram no seu território. Este sistema não dever ser usado durante a resposta à emergência para notificação ou relatório.

Figura 1 - Escala INES (tradução e adaptação da escala INES da IAEA)

 

A classificação de eventos, acidentes ou incidentes radiológicos ou nucleares, é baseada na análise do impacto nas pessoas e no ambiente, impacto no controlo e barreiras radiológicas e impacto na defesa em profundidade.

A classificação na Escala INES (Figura 1) está dividida em 7 níveis. Os níveis baixos (1-3) são designados incidentes e os níveis elevados (4-7) acidentes. As ocorrências que não tenham relevância para a segurança são classificados como Abaixo da Escala/Nível Zero. Em regra, estima-se que, por cada aumento de 1 nível na escala, a frequência de ocorrências venha dividida por 10.

A APA é o correspondente nacional INES e tem como responsabilidade a comunicação, o mais rapidamente possível, da informação oficial sobre ocorrências classificadas com nível 2 ou superior e quaisquer outras que possam atrair o interesse do público a nível internacional.