Passar para o conteúdo principal

Simplex Ambiental

O Decreto-Lei n.º 11/2023, de 10 de fevereiro promove a alteração de diversos diplomas legais na área ambiental, como os relativos à avaliação ambiental, ao licenciamento ambiental, água e resíduos.

No dia 20 de abril realizou-se, na sede da APA, uma sessão de Leitura Conjunta do novo diploma.

O Simplex Ambiental visa "iniciar a reforma de simplificação dos licenciamentos existentes, através da eliminação de licenças, autorizações, atos e procedimentos dispensáveis ou redundantes face à tutela dos recursos ambientais, simplificando a atividades das empresas sem comprometer a proteção do ambiente.

Para o efeito, procura-se promover a eliminação de licenças, autorizações, atos e procedimentos redundantes em matéria ambiental, garantindo-se, todavia, que a sua eliminação não prejudica o cumprimento das regras de proteção do ambiente, passando a Administração Pública a ter um enfoque especial na fiscalização, corresponsabilização e autocontrolo por parte dos operadores económicos.

Além disso, não é apenas a simplificação administrativa que está em causa. Num contexto de crise energética, de seca e de luta contra as alterações climáticas, é necessário acelerar a concretização das transformações que é preciso realizar. A transição energética, a promoção da economia circular, o melhor aproveitamento da água e a descarbonização da economia implicam medidas que facilitem e promovam essas transformações, para as quais o presente decreto-lei contribui."

Reveja abaixo as apresentações exibidas durante a sessão.

Logos dos Parceiros