Passar para o conteúdo principal
Foram identificadas em Portugal 664 águas balneares, sendo que 516 são no Continente, 88 na Região Autónoma dos Açores e 60 na Região Autónoma da Madeira. Esta identificação foi realizada através da Portaria n.º 152-A/2024/1, de 30 de abril, que procede à identificação das águas balneares, costeiras, de transição e interiores para o ano de 2024 bem como à qualificação, como praias de banhos, das praias marítimas e das praias de águas fluviais e lacustres, em território nacional e à fixação das respetivas épocas balneares para o ano de 2024. Chapeu_Toalha_Chinelos 

As zonas balneares costeiras, de transição e interiores têm características muito diversas e constituem espaços lúdicos socialmente muito importantes sendo visitados por milhares de pessoas todos os anos.

Conheça aqui os conselhos da APA para desfrutar da praia em segurança.

 

Antes de ir à praia pode consultar a sua app Infopraia para avaliar as condições que vai encontrar nas praias perto de si ou que já tenha escolhido. Conheça a qualidade da água e a sua temperatura, as horas das marés e os equipamentos disponíveis em cada praia.

 

A mesma informação pode ser consultada na versão web através do link  http://infopraia.apambiente.pt

 Telemov_Infopraia
 

Na barra lateral direita (em atualização) pode escolher uma região para consultar informação sobre as águas balneares identificadas nomeadamente os Perfis de Águas Balneares que contêm a sua caracterização.

No Painel informativo do SNIAmb pode consultar os perfis de praia e informação sobre a qualidade da água.

segurança depende em primeiro lugar de cada um dos banhistas que deverá observar a informação e sinalética existente nas praias. Deve seguir sempre as instruções dos nadadores salvadores e frequentar os locais com controlo da qualidade da água.

Para mais informação sobre águas balneares, nomeadamente os resultados das análises relativos às campanhas da época balnear 2024, consulte a página do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos - SNIRH aqui.

 

Logos dos Parceiros