Prémio SEM - 2019

Divulgação > Projetos > Semana Europeia da Mobilidade/ Ações para a Mobilidade > Prémio SEM - 2019

PRÉMIO SEM 2019

Anualmente, são entregues, pela Comissão Europeia, 2 Prémios SEM, um na categoria “grandes cidades” (população superior a 50.000) e outro na “pequenas cidades” (inferior a 50.000) como reconhecimento da qualidade extraordinária das atividades realizadas no decurso de cada edição da SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE.

Estes prémios permitem uma maior visibilidade e reforçam a importância do esforço significativo que os municípios fazem na promoção da mobilidade urbana sustentável durante a realização da SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE, na edição passada com o tema “Caminhar e pedalar em segurança”.

A Comissão Europeia divulgou, dia 27 de fevereiro, em Comunicado à imprensa, as cidades finalistas candidatas ao Prémio SEM 2019.

Na categoria das “grandes cidades” 

E na categoria das “pequenas cidades” 

Alfândega da Fé foi elogiada pela diversidade e abrangência das atividades realizadas, viabilizando ruas mais acessíveis a peões e ciclistas.

Recorde-se que, no ano passado, a cidade vencedora, na categoria das grandes cidades edição SEM 2018, foi Lisboa e que Portugal contou ainda com outra cidade no pódio, Oliveira do Bairro, como cidade finalista na categoria de pequenas cidades.

As cidades vencedoras do galardão SEM 2019, anunciadas em Bruxelas, no dia 18 de maio, através de comunicado à imprensa, que poderá consultar aqui, são: Krusevac e Cardítsa:

  • A cidade sérvia de Kruševac impressionou o júri com um largo conjunto de atividades, sustentado por uma forte participação de todos e pelo apoio político local. O presidente do município reforçou a mensagem para a edição deste ano optando, também, por uma mobilidade suave, deslocando-se a pé para o seu local de trabalho. Durante a SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE 2019, as ruas da cidade desfrutaram de uma nova explosão de vida sem carros, não só no centro - inteiramente disponível aos peões - mas por toda a cidade, onde as pessoas organizaram várias atividades. A cidade apresentou-se com uma nova “cara” devido à implementação de novas ciclovias, passagens para peões, praças públicas, parques urbanos, bancos e até baloiços. 
  • Karditsa impressionou o júri através dos materiais promocionais utilizados e da concretização de diversas parcerias para apoiar a mobilidade sustentável. Durante a SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE 2019, a cidade estabeleceu parcerias com dezenas de organizações, incluindo escolas, academias de música, departamentos governamentais, forças da autoridade, bombeiros, organizações da sociedade civil e empresas, todas elas convidadas a participar numa semana inteiramente dedicada à mobilidade. Outras iniciativas relevantes incluíram benefícios financeiros para empresas que introduziram medidas de mobilidade sustentável e dias de folga para funcionários que se deslocaram de bicicleta ou a pé - para mostrar que caminhar e andar de bicicleta em segurança são atraentes por razões que vão além da saúde e do bem-estar.

 

Para mais informações sobre as cidades finalistas consulte aqui.