Passar para o conteúdo principal

Dia Mundial para a proteção da camada de ozono

Comemora-se a 16 de setembro, o Dia Mundial para a proteção da camada de ozono sob o tema “Protocolo de Montreal – Para que nós, os nossos alimentos e as vacinas, se mantenham frescos”.

O Protocolo de Montreal é um acordo global que visa a proteção da camada de ozono e que se tornou no acordo ambiental com maior sucesso a nível internacional. O esforço conjunto para eliminar as substâncias que empobrecem a camada de ozono tem contribuído para a diminuição da dimensão do buraco na camada de ozono, e por conseguinte, contribuído para a proteção da saúde humana e dos ecossistemas.

Acresce referir que, atualmente, o Protocolo de Montreal faz muito mais!

Muitas substâncias que destroem a camada de ozono têm igualmente implicações negativas no clima, pelo que a sua diminuição e eliminação por via do preconizado pelo Protocolo de Montreal, contribui para a desaceleração das alterações climáticas.

A última emenda ao Protocolo de Montreal – Emenda de Kigali -, foi delineada para reforçar esses benefícios, através do compromisso em reduzir os hidrofluorocarbonetos (HFC) pois, não obstante os HFC não destruírem a camada de ozono, são poderosos gases com efeito estufa. As reduções  de HFC previstas deverão evitar até 0,4 °C de aumento da temperatura global até o final do século.

A Emenda de Kigali também contribui para a melhoria da eficiência energética no setor de refrigeração, ao preconizar o redesenho dos sistemas de ar condicionado e de refrigeração para o uso de menores quantidades de  energia, sendo possível expandir a sua utilização sem aumentar os impactos climáticos. Em particular nas economias em desenvolvimento, a redução do consumo de HFC e cadeias de frio mais eficientes, contribuem para evitar o desperdício alimentar. Anualmente, cerca de um terço de todos os alimentos globalmente produzidos para consumo humano, são perdidos ou desperdiçados, em larga medida devido às deficiências das cadeias de frio; não apenas se desperdiçam recursos preciosos como terra, água e energia, mas também esse desperdício representa globalmente cerca de 8% do total de gases com efeito estufa, todos os anos.

Neste Dia Mundial para a proteção da camada de ozono, celebramos e reconhecemos o Protocolo de Montreal e o seu contributo para um mundo melhor!

Veja aqui as infografias comemorativas e a mensagem do Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.